Pesquisa

Categoria(s): , ,

Como deixar batata frita sequinha e crocante

COMPARTILHE
Imagem ilustrativa sobre como deixar batata frita crocante e sequinha
Cansado de fritar batatas e na maioria das vezes ficar encharcada de óleo, resolvi pesquisar sobre o assunto. Eis que em determinada postagem no Yahoo Respostas, encontrei a solução. Infelizmente, não guardei o conteúdo ou o endereço para acessar, mas seguindo as instruções, o resultado para deixar a batata frita sequinha foi satisfatória.

Claro que não fica como uma batata frita do Mc Donald´s, mas ao menos fica sequinha e crocante, bem temperada com sal, o sabor é ótimo. Então, vou compartilhar essa ótima experiência com as pessoas que buscam informações sobre como fritar a batata e deixar sequinha, bem crocante.

Batata frita bem sequinha, estilo rodelas


Há uma outra forma recém testada para deixar a batata frita seca. Acompanhe:

  1. Lave as rodelas ou fatias das batatas em água corrente, uma duas ou três vezes
  2. Deixe as batatas de molho na água e adicione uma colher de fermento químico.
  3. Após 10 minutos, remova a água. Não lave as batatas.
  4. Com óleo quente, frite.
Você vai perceber que ficaram crocantes. Técnica infalível. Leia também como fritar batata.


Primeiramente, não tente fazer rodelas com uma faca normal. Para dar um resultado satisfatório, a batata precisa ser cortada com um fatiador, deixando assim com a mesma espessura. O segredo maior é o manuseio antes de fritar.

Após fatiar, em uma travessa ou preferencialmente com um escorredor de arroz - usados para lavar e enxaguar o arroz - coloque as fatias e deixe por água corrente, mexendo com as próprias mãos. Ou seja, você deverá lavar as fatias. Isso é necessário para remover uma goma natural que contribui para encharcar a batata. As fatias não podem ficar mergulhadas ou com restos de água na travessa ou no escorredor de arroz. Depois de lavar e enxaguar, coloque as fatias para secar em outro local seco por aproximadamente cinco minutos.

Coloque bastante óleo novo (tem que ser óleo novo) para esquentar e adicione as batatas para fritar somente depois que o óleo estiver extremamente quente. O choque térmico contribuirá para deixar crocante. E quando digo bastante óleo, é uma quantidade suficiente para que as fatias não tenham contato prolongado com o fundo da frigideira ou panela.

Batata frita sequinha e crocante em cubos

O processo é bem parecido para fazer batata frita sequinha em rodelas. Após cortar a batata em cubos, lave em água corrente para remover a goma. Em seguida, deixe mergulhada em água bem fria por aproximadamente cinco minutos. Depois escorra essa água e coloque os cubos em outro local seco, como uma travessa. Deixe secar por cinco minutos.

O óleo também precisa estar bem quente e a quantidade é maior do que cortadas em rodelas. Óleo usado não dá resultado. Use, preferencialmente, panelas para fritar, aquelas que possuem uma grade de ferro para isolar as batatas, evitando contato direto com a panela.

Conclusão


Para deixar a batata bem sequinha as dicas são basicamente:

  • Deixar o óleo bem quente e com alta quantidade;
  • Lavar as batas já devidamente cortadas (rodelas ou cubos) em água corrente.
  • Deixar secar por cinco minutos, em travessa seca. 
Ainda há dúvidas sobre batata frita como fazer corretamente? Deixe um comentário logo abaixo e posso ajudar.

Assine nossa news

Assine por e-mail e receba nossas postagens sobre Receitas Culinárias de sucesso.

1 comentários:

  1. Por que o óleo espuma muito já testei 2 processos pré fritar e pré cozinhar

    ResponderExcluir

Comente nossos conteúdos destinados exclusivamente para você. Opine, faça uma crítica e também dê sugestões.

Entre em contato

Deseja entrar em contato? Fique a vontade e mande uma mensagem.

Nome E-mail * Mensagem *

Receba as receitas