Pesquisa

Categoria(s):

Como usar panela de pressão com segurança

COMPARTILHE


Muitas pessoas nem se preocupam com os perigos que uma panela de pressão pode proporcionar. De acordo com o Inmetro, acontecem centenas de acidentes todos os meses do Brasil, mas poucos são registrados, principalmente quando não acontece de ter feridos. Devido a esse perigo real, resolvi criar uma postagem para saber como usar panela de pressão com segurança e de forma correta.


Acidentes com a panela podem ser evitados, diz reportagem




Nessa reportagem você confere como usar panela de pressão corretamente evitando assim acidentes domésticos.

Entenda o funcionamento da panela de pressão

A válvula maior, geralmente preta e que faz o barulho de chiar é responsável por manter a pressão interna regular. Quando começa a chiar significa que o líquido interior começou a ferver. A partir disso, começa a se desenvolver uma pressão interna muito forte por que o vapor precisa sair. As borrachas laterais da tampa são responsáveis por não permitir que o vapor escape, criando a pressão interna.

Quando a pressão atinge o limite, o pino interno da válvula começa a subir, por influência e força da própria pressão. É nesse momento que a válvula começa a balançar de um lado para outro e também a girar. Isso faz com que a pressão saia lentamente. Se isso não acontecer, o risco da panela explodir é evidente.

Fique atento quando a válvula vermelha que geralmente fica situada em cima da tampa, mas há modelos que ficam em outros locais. Ela é responsável por subir quando a válvula principal descrita acima não funciona - o motivo mais comum é entupimento. O problema é quando essa válvula de segurança não sobe.

O perigo mais comum no Brasil

Tenho certeza que a maioria das pessoas coloca a panela de pressão debaixo da torneira d´água. É a que os acidentes podem acontecer. Esse processo ocasiona um choque térmico, provocando rachaduras na borracha ou até mesmo no metal. Com o tempo, esse problema pode causar explosão sem aviso prévio. Por isso não coloque a panela na água.

O ideal é que a pressão saia naturalmente, que dura em torno de cinco minutos. Se estiver com pressa, você pode levantar a válvula de escape da pressão com o auxílio de uma colher, acelerando o processo. Mas tome cuidado para não se queimar por o vapor tende a sair para os lados.

Infográfico de como usar corrretamente uma panela de pressão

O programa Mais Você divulgou um infográfico com resumo sobre os cuidados a serem tomados.

Infográfico do Mais Você sobre como usar de forma segura uma panela de pressão.

 Para abrir a tela inteira, clique na imagem ou acesse o infográfico aqui. Fonte: Mais Você.

Assine nossa news

Assine por e-mail e receba nossas postagens sobre Receitas Culinárias de sucesso.

é o autor do blog de Receitas. Atua na K2 Comunicação como consultor de SEO. Siga-me Google+ e me conheça melhor. Visite também meu site: http://www.paulosebin.com.br. Compartilhe no Facebook.
Imprimir Receitas Culinárias


5 comentários:

  1. Nossa, esse artigo é bom. Panela com pressão é sempre um perigo e muita gente não percebe. A minha irmã tem esse costume idiota de colocar a panela na água para sair a pressão.

    ResponderExcluir
  2. Lucineia Correa Snadoruck8 de maio de 2014 12:10

    Quando comecei a ler esse artigo foi impossível não lembrar quando uma panela explodiu em casa. Isso aconteceu em 2008. Estava fazendo sardinha na pressão. Eu até percebi que estava demorando muito para a válvula começar a fazer o barulho que mencionou no texto. Mas logo em seguida eu pensei em esperar um pouco para ver. Foi tarde demais. A maldita vávula vermelha não funcionou. Fez uma explosão tão grande que até os vizinhos foram conferir para ver o que tinha acontecido. O fogão deu perca total, parede da cozinha chegou a rachar. Ninguém estava na cozinha quando essa tragédia aconteceu. Depois disso, até hoje, tenho muito medo de mexer com panelas de pressão. Eu fiquei dois anos sem chegar perto de uma. Esse artigo é muito bom por que ensina não só como usar mas também indica medidas importantes para evitar acidentes.

    ResponderExcluir
  3. Ótima dica. Eu acho que esse tipo de panela é um perigo. Mas a pergunta que fica é que para algumas receitas é impossível não usar. Para outras, com a correria do dia a dia, sempre recorremos a ela.

    ResponderExcluir
  4. Essas dicas foram bem legais. A informação sobre não jogar água é fundamental. Sempre tive esse costume perigoso.

    ResponderExcluir
  5. Que dica mais legal. Achei essa postagem de um amigo que compartilhou no Google+. Nossa, há mais de 20 anos que sempre coloco a panela na água para tirar a pressão. Até hoje nada de grave aconteceu comigo, mas a partir de agora vou tomar mais cuidados.

    ResponderExcluir

Comente nossos conteúdos destinados exclusivamente para você. Opine, faça uma crítica e também dê sugestões.

Entre em contato

Deseja entrar em contato? Fique a vontade e mande uma mensagem.

Nome E-mail * Mensagem *

Receba as receitas