Pesquisa

Categoria(s):

Chá de Hibisco e os benefícios para emagrecer

COMPARTILHE
Foto do chá de hibisco benefícios para emagrecer

Cada ano surge uma nova tendência nas metodologias de emagrecimento. Deve estar ciente que a maioria delas são bobagens que surgem na internet, oferecendo risco à saúde. Mas há metodologias boas que se usadas com moderação podem trazer inúmeros benefícios.

Em 2015 aumentou muito o consumo do chá de Hibisco para emagrecer. Quando o assunto é emagrecimento, não se fala em outra coisa que não seja sobre esse chá. Mas seria mais uma "modinha" boba e perigosa, ou é coisa séria? Depende do ponto de vista.

Primeiro, saiba o que é Hibisco e benefícios

Basicamente é uma flor de cor framboesa, muito bonita por sinal. Mas primeiramente tome muito cuidado. A flor de Hibisco utilizada para fazer chá é da família Hibiscus sabdariffa, diferente da espécie utilizada em jardins. O recomendado é sempre consultar o rótulo dos chás que compra por aí.

De acordo com a nutricionista funcional e do Instituto Alpha de Saúde Integral em São Paulo, Lucyanna Kaluf, em entrevista ao portal M de Mulher da editora Abril, uma das principais funções do chá de Hibisco é fazer com que o organismo não acumule toxinas que dificultam o emagrecimento. A flor tem esse efeito devido a alta dosagem de antocianina que tem ação antioxidante e o mais surpreendente, segundo estudos, é um anti-inflamatório.

Ainda de acordo com Lucyanna, outras substâncias da flor agem em áreas diferentes. Facilita a digestão no estômago, contribui para impedir parte de absorção de carboidratos pelo intestino, inibe temporariamente ações antidiuréticas nos rins, possibilitando ao organismo aproveitar mais os nutrientes.

O Hibisco também auxilia na queima de gorduras localizadas, inclusive aquelas gordurinhas abdominais que incomodam tanta gente - homens e mulheres. 

Então basta tomar o chá e pronto, irá emagrecer como um toque de mágica? Claro que não gente. Assim como qualquer metodologia de dieta, o controle e educação alimentar é o mais importante passo para conseguir emagrecer. O chá de Hibisco auxiliará na digestão, vai acelerar o metabolismo e contribuirá para eliminar as toxinas. É uma ajuda, mas não faz milagre. O ideal é consumir o chá mas com auxílio de um(a) nutricionista para perder peso.

Como todo chá, consuma com moderação

Chá de Hibisco tem muitos benefícios. Mas como toda planta, se consumir exageradamente torna-se um problema sério para a saúde. Em entrevista ao portal Catraca Livre, a especialista em Saúde Integrativa, Melissa Setubal, diz que o consumo de altas dosagens durante 30 dias, o chá pode prejudicar a fertilidade e hormônios diversos. Algumas pesquisas apontam que a flor tem substâncias que prejudicam na produção de estrogênio, podendo ser usada até como anticoncepcional.

O uso exagerado pode causar intoxicação alimentar grave e elimina muito sódio e potássio do organismo, ocasionando problemas graves de saúde.

O ponto ideal

Pode-se usar o chá de hibisco para emagrecer, mas com as seguintes regras para aproveitar ao máximo o poder da planta sem prejudicar o organismo.

  1. Consuma o chá em dias alternados, um dia sim e outro não. Apenas um sachê.
  2. Consulte um nutricionista para ter uma alimentação adequada de acordo com o seu biotipo.

Assine nossa news

Assine por e-mail e receba nossas postagens sobre Receitas Culinárias de sucesso.

é o autor do blog de Receitas. Atua na K2 Comunicação como consultor de SEO. Siga-me Google+ e me conheça melhor. Visite também meu site: http://www.paulosebin.com.br. Compartilhe no Facebook.
Imprimir Receitas Culinárias


0 comentários:

Postar um comentário

Comente nossos conteúdos destinados exclusivamente para você. Opine, faça uma crítica e também dê sugestões.

Entre em contato

Deseja entrar em contato? Fique a vontade e mande uma mensagem.

Nome E-mail * Mensagem *

Receba as receitas