Pesquisa

Categoria(s):

Benefícios da beterraba e suco de beterraba para nossa saúde

COMPARTILHE
Benefícios da beterraba para nossa saúde. Imagem da raiz.

Ela é mal vista por alguns e maravilhosa para outros. A beterraba é daqueles tipos de alimentos que você ama ou odeia, não tem meio termo. Trata-se de uma raiz rica em nutrientes essenciais para o nosso organismo. O sabor mais característico desse tubérculo é o doce.

Quando corta a beterraba, logo libera uma água de cor avermelhada e muita gente brinca que por ser algo parecido com sangue. Mas a brincadeira pode ser levada muito a sério. Essa cor avermelhada é devido a presença da betaína, uma substância que ajuda, e muito, no bom funcionamento cardiovascular.

Também possui diversos tipos de minerais, como Ferro, Sódio, Magnésio e Potássio e o mais importante são os antioxidantes, que ajudam a prevenir o surgimento de células cancerígenas.

Bom para o coração


Os carotenoides e os flavonoides são dois tipos de antioxidantes que auxiliam na redução de colesterol mau - o conhecido por LDL - nas artérias e também previne a  formação de placas nas artérias.

Outro dado interessante sobre os benefícios da beterraba é a alta presença de nitratos que ajudam na produção de óxido nítrico no sangue, ocasionando alargamento dos vasos sanguíneos e baixa a pressão sanguínea.


Ótimo para o fígado


A beterraba conta com betaína e metionina. Essas substâncias mantém o bom funcionamento do fígado. A beta-cianina ajuda no processo de desintoxicação do sangue e do fígado, protegendo assim as células do órgão. Vale ressaltar que o fígado tem como uma das funções desintegrar gorduras do corpo que são formadas por consumo de álcool ou falta de ingestão de proteínas. Ele transforma a galactose e a frutose em glicose para ser usada como fonte de energia, armazena o glicogênio e transforma-o em glicose, enviando para o sangue novamente quando necessário. Transformar as proteínas em aminoácidos e o mais interessante é que ele filtra o sangue, enviando para os rins as toxinas para serem eliminadas do organismo. Consumir regularmente a beterraba é cuidar da saúde do fígado.

Papo de avó? Previne anemia?


Muitas pessoas - como eu - quando eram crianças já foram "forçadas" a comer ou tomar suco de beterraba para combater anemia, principalmente quando a anomalia está no estágio inicial. Há discordâncias sobre o assunto. De fato, a beterraba pode prevenir a anemia, mas não com a intensidade que se pensa. De acordo com Patrícia Davidson Haiat, nutricionista do Rio do Janeiro, a raiz não tem ferro suficiente capaz de combater a anemia.

A anemia é causada pela queda dos glóbulos vermelhos do sangue e a ingestão de ferro ajuda a aumentar o nível de hemoglobina, diminuindo sintomas da doença, como fraqueza e tonturas. A raiz pode previnir a doença, mas dificilmente se consegue a cura apenas consumindo o alimento.


Consumir cru, cozida ou suco?


O menos recomendado é cozinhar por que perde muitos nutrientes nesse processo. Basta reparar o quanto a água utilizada no cozimento fica vermelha. São nutrientes sendo desperdiçados.

Comer cru, principalmente para o preparo de saladas, é uma ótima alternativa por que mantém os nutrientes. Mas a melhor forma, talvez seja o suco. O processo de bater a beterraba no liquidificador quebra consideravelmente as partículas e são melhores aproveitadas pelo organismo.

Esses foram os principais benefícios da beterraba, e há muito mais. Então consuma com regularidade, pois é ótimo para a sua saúde.

Receita de suco de beterraba com maçã e cenoura

Duas beterrabas médias previamente cozidas.
Uma maçã verde.
Duas cenouras.
Suco de meio limão.
Meio copo de água

Preparo do suco

  1. Cozinhe as beterrabas e deixe-as esfriar bem.
  2. Lave e corte a maçã para remover as sementes. Mantenha a casa para manter a substância pectina, responsável por saciar a fome e auxilia na queima de gorduras.
  3. Descasque e corte as cenouras em pedaços pequenos.
  4. Coloque todos os ingredientes em um liquidificador (inclusive a água) e bata até o suco ficar homogêneo.



Assine nossa news

Assine por e-mail e receba nossas postagens sobre Receitas Culinárias de sucesso.

é o autor do blog de Receitas. Atua na K2 Comunicação como consultor de SEO. Siga-me Google+ e me conheça melhor. Visite também meu site: http://www.paulosebin.com.br. Compartilhe no Facebook.
Imprimir Receitas Culinárias


0 comentários:

Postar um comentário

Comente nossos conteúdos destinados exclusivamente para você. Opine, faça uma crítica e também dê sugestões.

Entre em contato

Deseja entrar em contato? Fique a vontade e mande uma mensagem.

Nome E-mail * Mensagem *

Receba as receitas