Pesquisa

Categoria(s): ,

Como torrar café em casa com pipoqueira

COMPARTILHE
Imagem de uma pipoqueira para torrar café em casa

Pode perguntar para os avós, pais, amigos e vizinhos que tipo e café o mais gostoso e certamente a maioria irá dizer que é o café torrado na hora. Por maior qualidade que a indústria pode oferecer, jamais conseguirá substituir aquele cafezinho torrado e feito na hora. Isso acontece por que determinadas substâncias paladares são emitidas logo após a torra dos grãos. Não podemos esquecer também que a indústria oferece um café misturado com outros elementos e para piorar também aplicam aromas, o que reponde por quê o começo do café presente nas embalagens é tão saboroso e no final é ruim.

Vamos ao que interessa. É fato que a torra é mais gostosa. Mas como torrar café em casa?

Aprenda a torrar café com pipoqueira


Você não leu errado e o autor dessa postagem não enlouqueceu. Quando tive acesso às primeiras informações sobre o assunto também duvidei, mas após depoimentos e testes, realmente a pipoqueira se tornou uma ferramenta incrível para torrar café.

Há diversas maneiras conhecidas de torrar, bastando utilizar uma máquina específica, na panela, no forno. Entretanto, para usar a pipoqueira é necessária algumas instruções para que tudo dê certo e o café fique realmente gostoso.

Primeiras instruções


Modelo da pipoqueira: o modelo pode influenciar muito. O indicado são aparelhos que possuem um sistema que ventile o ar quente dos lados ao invés de uma grade no fundo.

Qualidade dos grãos: não precisa sem dizer, mas mesmo assim saliento. Ao comprar o café, certifique-se que são grãos puros. Ao menos em Londrina - PR, as feiras livres oferecem grãos de boa qualidade.

Como torrar café em casa com a pipoqueira


O equipamento precisa ser pré-aquecido, por isso, ligue-o antes de colocar os grãos.

Recomendo que torre em grande quantidade, pois assim garante que o café tenha um sabor mais pesado e atenuante. Caso contrário, ele terá um sabor leve e aberto. Depende do gosto de cada um e quantidade de grãos irá determinar o sabor.

Coloque os grãos na torradeira. Mas tome muito cuidado. Recomendo que fique sempre por perto e observe qualquer reação. A torração começa em aproximadamente cinco minutos, dependendo do modelo do equipamento.

Após esse período de tempo, olhe os grãos para ver como está, se necessário, retire o filtro e muito cuidado, pois, estará muito quente.

Quando chegar a cor desejada, desligue o equipamento. O usuário deverá decidir qual melhor momento de parar a torra. Alguns gostam de bem torrado e escuro, e outros nem tanto. Mas não demore muito por que se queimar demais o café ficará amargo.

Depois que estiverem no ponto desejado, aguarde esfriar.

Coloque-os em uma peneira grande, leve para um local adequado - fora de casa por exemplo - e mexa com uma colher de pau para estarem na melhor temperatura.

Antes de moer, o indicado é que os grãos descansem por aproximadamente dois dias. O sabor fica ainda melhor.

O uso da pipoqueira para torrar grãos também foi destaque no jornal Estadão.
Algumas informações foram consultadas pela Comofas.



Assine nossa news
Assine por e-mail e receba nossas postagens sobre Receitas Culinárias de sucesso.

é o autor do blog de Receitas. Atua na K2 Comunicação como consultor de SEO. Siga-me Google+ e me conheça melhor. Visite também meu site: http://www.paulosebin.com.br. Compartilhe no Facebook.
Imprimir Receitas Culinárias


0 comentários:

Postar um comentário

Comente nossos conteúdos destinados exclusivamente para você. Opine, faça uma crítica e também dê sugestões.

Entre em contato

Deseja entrar em contato? Fique a vontade e mande uma mensagem.

Nome E-mail * Mensagem *

Receba as receitas