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Marketing digital para restaurantes, pizzarias e estabelecimentos gastronômicos

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Buscas no Google são oportunidades para negócios gastronômicos

ATENÇÃO: essa postagem é destinada à empresários e empreendedores do segmento gastronômico. Não há receita culinária.

Ao longo do tempo, chefs de cozinha recém formados ou pequenos empreendedores têm muitas dúvidas sobre marketing digital para restaurantes, pizzarias e qualquer negócio gastronômico no Google. Pois bem, eu sou jornalista especializado em marketing de busca, não é à toa que esse blog tem alta audiência. Para os profissionais que desejam divulgar negócios gastronômicos na internet, eis duas dicas.

Dica 1 - invista no Google Adwords


A maioria dos internautas usam os buscadores para encontrar produtos, serviços, informações, notícias e estabelecimentos. No Brasil, o Google detém 95% das preferências. Portanto, é lógico que é uma obrigação de qualquer empresa de alimentos invista na publicidade no buscador. Existe um programa de anúncios chamado Google Adwords, ferramenta ao qual se gerencia campanhas publicitárias.

Trata-se de um leilão de palavras-chave ao qual o anunciante só paga se houver clique (se for CPC). As campanhas devem ser gerenciadas de forma profissional e diariamente. Qualquer um pode gerenciar os anúncios? Sim, mas requer estratégias específicas e acompanhamento diário.

Estrutura do programa Adwords

Exemplo de estrutura de campanhas Adwords - marketing digital para restaurantes



As estruturas de campanhas precisam ser bem organizadas, palavras-chave bem escolhidas, grupos de anúncios bem definidos, páginas de destino de alta qualidade, índice de qualidade satisfatório, lances adequados e focados nos anúncios que mais geram conversões.

Anunciar no Google é tão importante que vou demonstrar um exemplo. Procure pela palavra-chave "pizzarias" no Google. Em muitos casos, encontrará anúncios e certamente estão gerando vendas para os anunciantes.

Dica 2 - invista na Otimização de Sites


Muitos podem até não saber, mas há uma enorme disputa para conseguir as melhores posições orgânicas no Google. Conseguir bons posicionamentos depende da relevância atribuída pelos robôs de buscas. Essa relevância é obtida com ajuda de SEO (Seach Engine Optimization). São técnicas que aplicam importantes melhorias no site da sua empresa (restaurante, bar, curso gastronômico, entre outros), otimização no código HTML, conteúdo, estrutura de navegação, entre outros. O site da sua empresa é divulgado em diversos canais, o que aumenta a autoridade.



SEO é extremamente complexo e somente profissionais capacitados são capazes de fazer ações que melhoram posicionamentos orgânicos. Trabalho a longo prazo e de muita responsabilidade.

Considerações finais


As duas estratégias citadas acima são ideais para aumentar a visibilidade e atrair clientes para o seu negócio gastronômico. Adequado tanto para lojas virtuais que possam enviar produtos para todo o Brasil, quanto para estabelecimentos gastronômicos que podem atender apenas na cidade que atua, como pizzarias, padarias, restaurantes, doceiros, entre outros.




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