Pesquisa

Categoria(s):

Dieta na gravidez para evitar obesidade durante a gestação

COMPARTILHE
Alimentos saudáveis para boa dieta na gravidez

Eu tenho um filho de 2 anos de idade. Minha esposa sempre foi magra e engordou somente o necessário durante a gestação. Mas conheço muitas mulheres que tiveram sérias complicações durante a gestação por um problema que podemos classificar como sério na saúde pública: a obesidade. Esse é um mau que prejudica a saúde de qualquer pessoa, mas nesse artigo vamos tratar especialmente das grávidas.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e o Ministério da Saúde, uma pesquisa realizada ainda em 2006 revelou que aproximadamente 42% da população brasileira estava acima do peso. E de acordo com a ABESO, em 2015 esse número saltou para 60%. Nossa sociedade está ficando cada vez mais obesa e se continuar nesse ritmo, não demorará muito para alcançarmos mais de 70%.

Certamente que com esses dados podemos deduzir que o número de mulheres grávidas acima do peso também aumentou.

Banner curso dieta para grávidas

Dieta na gravidez


Atenção: o objetivo desse artigo é mostrar alternativas para uma dieta saudável durante a gestação. Entretanto, é crucial seguir orientações de nutricionistas e ginecologistas.

Diversos nutricionistas dão dicas importantes para seguir uma boa dieta na gravidez de forma saudável para a mamãe e ao bebê.

A nutricionista da Life Clínica, Márcia Andrea Melo Loureiro, revelou informações durante entrevista para o portal Bebê Mamãe. Eis as dicas.

Café da Manhã


Importante consumir porções de laticínios magros, como leite e iogurte desnatado. Também pode consumir queijos magros, tipo branco. Outra dica é consumir pão de centeio ou até mesmo pão francês integral. Muitas padarias produzem esse tipo de pão francês.

Pode consumir a margarina (creme vegetal), mas em pequena quantidade. Evite a manteiga, pois essa é derivada de gordura animal.

Parece óbvio, mas a nutricionista ressalta as frutas no café da manhã.

Para o almoço


Aqui entra a parte complicada. Montar um café da manhã saudável pode ser fácil, mas o almoço é mais complicado. De acordo  com a nutricionista, eis sugestões.

  • Uma porção de carne magra, frango ou peixe grelhado, cozido ou assado. Retire toda gordura aparente das carnes antes de prepara-las.
  • Legumes e verduras escuras são ótimas, contém nutrientes ricos para os bebês.
  • Consumo de alimentos leguminosos, como ervilha, grão de bico e feijão. A nutricionista destaca que são alimentos fortes em ferro e proteínas.
  • Uma fruta é bem-vinda.


Para o jantar


Se o almoço o risco de comer inadequadamente é alto, o jantar então nem se fala. Eis as dicas.


  • Durante à noite é importante facilitar a digestão. Pode-se consumir carne, mas em pequenas quantidades. Melhor ainda se forem carnes moídas e/ou em sopas.
  • Pode consumir um sanduíche natural com salada, tomate, cenoura ralada, um filé de frango grelhado ou atum e duas fatias de pão integral. Um copo de suco vai muito bem.
  • Outra opção bem saudável é fazer uma sopa de legumes com frango ou mandioquinha salsa. Fica rica de nutrientes.
  • Claro que pode fazer uma refeição parecida com o almoço, com carnes magras, frango ou peixe, grelhadas, cozidas ou assadas. Legumes e verduras escuras e porção de carboidrato, como arroz, macarrão e pães. Mas sempre tome cuidado com a quantidade, o correto é consumir de tudo um pouco.


Não esqueça de sempre fazer um "lanchinho" nos intervalos entre café da manhã com o almoço e à tarde, antes do jantar. Nessas horas é interessante consumir iogurtes desnatados, frutas ou torradas integrais com queijos brancos.


Quadro "Mamãe Gentil" revelou dicas para dieta saudável na gravidez


Foto de Fernanda Gentil durante cobertura de evento esportivo
Para quem não se lembra ou não acompanhou, a jornalista Fernanda Gentil, repórter e apresentadora do Esporte Espetacular, na Globo, participou do quadro Mamãe Gentil. Ela estava grávida na época. No começo, engordou rapidamente mais de 3 Kg por que exagerou no consumo de pizzas e sorvetes, por exemplo.

Com participação da nutricionista Eveline Duarte, o quadro apontou como foi a dieta da jornalista. Antes, uma informação relatada pela própria nutricionista. "O  aumento de peso na gravidez deve ser avaliado com exames laboratoriais periódicos e controle de peso do bebê, sempre com uma dieta individual para cada gestante, de forma a garantir o bom desenvolvimento fetal, um parto apropriado e o sucesso no aleitamento materno", ou seja, cada mulher poderá ter uma dieta personalizada de acordo com as necessidades individuais. Novamente ressalto consultar e acompanhar orientações médicas.

Como foi a dieta de Fernanda Gentil



  1. Por volta das 7 horas da manhã ela consumia uma pera;
  2. No café da manhã, por volta das 8 horas, ela consumia 2 fatias de pão integral, 1 fatia de queijo minas frescal, 1 iogurte natural, 1 colher de sobremesa cheia de semente de chia;
  3. Lanche da manhã, por volta das 10 horas: 1 banana, 1 colher de sobremesa cheia de farelo de aveia;
  4. No almoço: 1 colher rasa de arroz integral, 1 concha pequena cheia de feijão preto cozido, hortaliça A (alface, berinjela, brócolis, cebola, couve, pepino, espinafre e tomate) + hortaliça B (abóbora, abobrinha, beterraba, chuchu, pimentão, cenoura, quiabo), 1 bife de peito de frango sem pele cozido, 1 copo de limonada sem açúcar;
  5. Lanche extra, por volta das 16 horas: 2 unidades de castanha do Pará, semente de girassol, um punhado de uva passa;
  6. Lanche da tarde, entre 17 às 18 horas: 2 fatias de pão integral, 1 fatia de queijo minas frescal, 1 manga;
  7. No jantar: 1 colher de sobremesa cheia de arroz integral, hortaliça A (mesma lista do almoço), 1 omelete simples, 1 concha média cheia de grão de bico cozido, e as mesmas hortaliças utilizadas no almoço;

Banner curso dieta para grávidas
Espero que esse artigo contribua para uma boa dieta na sua gravidez ou na gravidez de sua esposa, parente e amiga. A obesidade durante a gestação é maléfica para o desenvolvimento do bebê e para o organismo da mamãe, por isso, uma boa alimentação é sinônimo de gestação saudável, e isso toda mamãe deseja.

Assine nossa news

Assine por e-mail e receba nossas postagens sobre Receitas Culinárias de sucesso.

é o autor do blog de Receitas. Atua na K2 Comunicação como consultor de SEO. Siga-me Google+ e me conheça melhor. Visite também meu site: http://www.paulosebin.com.br. Compartilhe no Facebook.
Imprimir Receitas Culinárias


0 comentários:

Postar um comentário

Comente nossos conteúdos destinados exclusivamente para você. Opine, faça uma crítica e também dê sugestões.

Entre em contato

Deseja entrar em contato? Fique a vontade e mande uma mensagem.

Nome E-mail * Mensagem *

Receba as receitas