Pesquisa

Categoria(s): , ,

Receita de biju crocante - não é tapioca

COMPARTILHE
Foto do biju crocante pronto para consumo
Foto: Pilotando Fogão

O Biju fez muito sucesso nas décadas de 1970 à 1990. Em diversas cidades brasileiras era um tipo de doce largamente vendido por vendedores nas ruas. Hoje, posso dizer que não faz tanto sucesso assim, mas ainda há procura. Como está difícil encontrar o biju caseiro, resolvi compartilhar a receita de biju crocante para que qualquer um possa fazer em casa.

Ingredientes para fazer Biju crocante


60 gramas de farinha de trigo
60 gramas de manteiga
60 gramas de açúcar
3 colheres de sopa de glucose de milho - você pode encontrar alguns produtos do gênero na internet, como nesse comparador de preços. Qualquer casa de doces e alguns mercados também oferecem.

Modo de preparo




Primeiramente, você precisará misturar a manteiga, glucose de milho e o açúcar. Aqueça a mistura levemente para que a manteiga derreter. Em seguida, misture mais e adicione a farinha de trigo.

Coloque a massa aos poucos em assadeiras untadas com margarina e farinha de trigo. Deixe espaço entre elas.

Leve ao forno médio pré-aquecido em 180 graus e deixe assar por aproximadamente 6 minutinhos ou até que fiquem douradas. Após, tire do forno e remova das assadeiras com auxílio de uma espátula.

Deixe descansar por um minuto e enrole num cabo de colher de pau ou algum cilindro fino. Repare que o enrolamento é necessário para deixar no formato palito que todos conhecem. Após esfriar o biju ficará crocante. Por isso é importante enrolar antes de esfriar, caso contrário, seria necessário voltar ao forno para poder enrolar novamente.

Fácil de fazer né? Aproveite e faça hoje mesmo para a família.

Origem do Biju

O Biju, também conhecido como Beiju, é de origem indígena e foi descoberto nas regiões do estado de Pernambuco. Na Bahia e outras regiões nordestina, o Beijú equivale a Tapioca, mas feita com fécula de mandioca e produzida em chapa para obter massa fina que pode receber recheios variados.

O palito de Biju crocante tem origem da tapioca nordestina. Por isso, no nordeste, muitos entendem o Biju como tapioca, mas na região sul do Brasil é compreendido largamente como o típico doce crocante e seco, conforme essa receita e tão comercializada nas ruas.



Assine nossa news
Assine por e-mail e receba nossas postagens sobre Receitas Culinárias de sucesso.

2 comentários:

  1. adorei esta receita de taboca genial

    ResponderExcluir
  2. MUUUUITO OBRIGADA , NUNCA PENSEI QUE ENCONTRARIA A RECEITA DESTE BIJU, MEU DOCE PREDILETO COM SABOR DE INFÂNCIA. OBRIGADA POR NOS ENSINAR. BJS.

    ResponderExcluir

Comente nossos conteúdos destinados exclusivamente para você. Opine, faça uma crítica e também dê sugestões.

Entre em contato

Deseja entrar em contato? Fique a vontade e mande uma mensagem.

Nome E-mail * Mensagem *

Receba as receitas