Pesquisa

Categoria(s): ,

Como fazer croissant - receita popular croaçã

COMPARTILHE
Imagem de croissant ou croaçã assado pronto para consumo.
Pela primeira vez resolvi postar uma receita que certamente muitos leitores vão amar. Eu pelo menos adoro, sempre compro no mercado ou faço quando dá tempo. Quem aí gosta de Croissant, ou popularmente conhecido como croaçã? Pois bem, abaixo você vai aprender a fazer essa delícia tão apreciada pelos brasileiros, o famoso pão que tem sua origem confusa, muitos dizem que é da culinária francesa, mas não é bem assim. Sobre isso, após a receita, leia informações a respeito da história desse pão.

Ingredientes para fazer a massa do croissant


  • 1 Kg de farinha de trigo
  • 150 gramas de margarina
  • 500 ml de leite
  • 2 tabletes de fermento biológico ou aproximadamente 30 gramas
  • 1 colher rasa de sal
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 gema para pincelar

Ingredientes para fazer o recheio


  • 300 gramas de presunto
  • 300 gramas de mussarela



Modo de preparo da massa


Em uma tigela, junte o fermento e o açúcar e misture até dissolver o fermento. Após, adicione o leite, sal e a farinha de trigo. Amasse bem até obter uma massa bem homogênea e lisa.

Para montar, faça o seguinte:

Abra a massa com auxílio de um rolo sobre uma superfície com um pouco de farinha. Passe margarina na massa já aberta, depois dobre a massa e passe o rolo novamente. O objetivo é espalhar a margarina em quase toda a massa. Faça isso umas quatro vezes. Corte as bordas para a massa folhar.

Agora você deve cortar a massa formato de triângulo e depois insira o presunto e a mussarela. Enrole da parte maior para a menor.

Já com os croissants na assadeira, pincele uma gema levemente batida, sal a gosto e uma colher de sobremesa de óleo. Deixe crescer até dobrar de volume. Deve demorar em torno de uma a duas horas.

Agora basta levar ao forno pré-aquecido em aproximadamente 180ºC para assar. Deixe assando até que fiquem douradinhos.

Agora sim você aprendeu a fazer croissant facilmente, uma receita bem legal.

Vamos além de uma receita de croissant - croaçã


Podemos resumir que se trata de um pequeno pão no formato de meia-lua. Na língua francesa, a palavra "croissant" significa crescente, remete a lua na sua forma crescente. Apesar de nome carregar uma palavra francesa, o surgimento desse pão tem controvérsias. Alguns historiadores consideram que a receita foi criada por padeiros de Budapeste, no século XVII. Mas olha só a confusão. Há versão mais forte é que o croissant foi criado por padeiros austríacos, em no final dos anos de 1600, durante a guerra com a Turquia.

Durante uma forte batalha, um grupo de padeiros ouviu os turcos cavando um túnel por sob a cozinha do acampamento. O alarde dos padeiros levou à derrota os turcos. Como prêmio, ganharam o direito para criar uma pastelaria no formato do desenho da bandeira turca, uma lua crescente, para comemorar a vitória. No início a massa era mais pesada como um pão comum. Mas com o tempo foi ganhando a sua versão folheada que conhecemos hoje.

Assine nossa news

Assine por e-mail e receba nossas postagens sobre Receitas Culinárias de sucesso.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente nossos conteúdos destinados exclusivamente para você. Opine, faça uma crítica e também dê sugestões.

Entre em contato

Deseja entrar em contato? Fique a vontade e mande uma mensagem.

Nome E-mail * Mensagem *

Receba as receitas