Pesquisa

Categoria(s):

4 principais tipos de facas para cortar carne, legumes e frutas

COMPARTILHE
Há quem pense que faca é tudo igual. Mas não é! E não é á toa que há diferentes tamanhos e formatos, sendo cada qual para diferentes funcionalidades. Esse artigo visa ajudar você a entender qual tipo de faca é ideal para os mais variados cortes. Chefs de cozinha até podem ser obrigados a saber a respeito, mas você não. Vamos aprender?

Famosa faca de cozinha


Tem cerca de 15 a 30 cm e ponta ligeiramente curvada e tem ótimo deslize na tábua. Esse modelo é tipo global por que corta carnes, legumes e frutas. Isto é, precisa sempre ter essa faca na sua casa.

Existem centenas de modelos feitos pelas variadas marcas presentes no mercado brasileiro. A exemplo, confira no departamento de facas do Chef ou facas de cozinha da loja Lazer Shop.

Foto da faca de cozinha ou do Chef


Faca Santoku



Também é para uso geral. Origem japonesa, tem uma forma mais diferenciada. É ideal para cortar, fatiar e picar os alimentos com melhor facilidade em comparação com a famosa faca de cozinha.

Exemplo de faca tipo Santoku

Cutelo


Nesse caso há o chinês e europeu. O da Europa é usada para cortar osso e é muito pesado. Sinceramente, se você não trabalha num açougue é inútil. Já o modelo chinês aí sim é interessante na sua cozinha, por que oferece um corte mais preciso, é usado para dar forma a alguns alimentos decorativos e também para fazer os famosos pratos japoneses.

Faca tipo cutelo para cortes precisos
Foto: loja Lazer Shop

Faca para legumes


Como o próprio nome diz, é uma faca especial para cortar legumes, mas dá conta de corte de frutas pequenas também. Ela é bem menor que o modelo de cozinha ou do chef, por isso também é útil para trabalhos com precisão, como limpar peixes, por exemplo.

Faca para cortar legumes

Assine nossa news
Assine por e-mail e receba nossas postagens sobre Receitas Culinárias de sucesso.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente nossos conteúdos destinados exclusivamente para você. Opine, faça uma crítica e também dê sugestões.

Entre em contato

Deseja entrar em contato? Fique a vontade e mande uma mensagem.

Nome E-mail * Mensagem *

Receba as receitas